[Chargeback] Tudo o que você precisa saber!
O que é?
Chargeback é quando o comprador entra em contato direto com a operadora de cartão de crédito e solicita o cancelamento da compra, o que faz com que o valor da compra seja estornado para ele. Essa contestação poderá ser feita até 540 dias após a compra.
Quais os principais motivos?
- Não reconhecimento de lançamento em fatura;
- Não autorizou o pagamento;
- Compra foi cobrada mais de uma vez;
- Não recebeu o produto;
- Recebeu produto danificado ou com defeito;
- Fraude;
- Autofraude.
Ocorreu um chargeback, e agora?
A depender das condições do seu contrato, basta estar com os documentos que comprovam a entrega do produto/serviço no endereço em que a Vindi Pagamentos aprovou a transação e enviar através do portal Vindi na aba de Chargeback. Além disso, é importante que o chargeback não seja proveniente de desacordo comercial. Dessa forma o caso será analisado para que você tenha o saldo liberado.
Interação
O envio das documentações deve ser feito de uma única vez e a interação deverá ser realizada no prazo máximo de 07 dias úteis após o chargeback através do portal Vindi, para visualizar e responder é só clicar em "Chargeback", escolha a transação e clique em "Detalhes", conforme imagem abaixo:
Detalhes
- Mensagens: Área onde fica descrita toda interação;
- Enviar interação: Área destinada para envio de dúvidas e esclarecimentos entre você e a nossa equipe;
- Adicionar arquivo: Onde você anexa os documentos solicitados pela Vindi;
- Enviar para: Escolha o destinatário desejado para enviar sua mensagem;
- Clique no botão "Enviar Interação".
Após o envio da documentação completa o prazo para finalização do processo de Chargeback é de até 20 dias corridos.
Também é possível visualizar e filtrar o status da contestação e exportar esses dados no formato CSV.
Documentos necessários quando ocorrer chargeback
Para se proteger contra o chargeback, orientamos que arquive os comprovantes de entrega por 12 meses, pois a contestação pode ser realizada diretamente com a operadora de cartão de crédito até 540 dias após a data da compra.
A Vindi Pagamentos garante todo o suporte necessário para proteger o vendedor contra esse tipo de situação. Para saber mais sobre esse tipo de cancelamento, clique aqui.
É de suma importância que atente-se às instruções a seguir, como forma de evitar contratempos e indeferimento na análise de sua documentação:
- Seu prazo é de até 7 dias úteis, a contar da data de notificação;
- Você deve encaminhar a documentação de uma única vez,
- Toda documentação incompleta, ilegível, fora de prazo, etc., ou seja, em quaisquer cenário que impossibilite a conclusão da análise, causará seu indeferimento, sem possibilidade de reversão/revisão futura;
- A única exceção será no caso de a loja comprovar que depende de terceiros para composição da documentação completa (ex.: abertura de PI).
- Na interação de chargeback só é permitida a inserção de 2 anexos por vez, logo, faça quantas interações que se fizerem necessárias até que toda documentação esteja incluída.
Além das informações abaixo, separamos um material completo que também pode te ajudar a entender melhor sobre a política e os documentos necessários em caso de chargeback.
Documentos obrigatórios para produtos
Para entrega via Correios:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Código de rastreio online E;
- Aviso de Recebimento (AR) OU Pedido de Informação (PI*). Em caso de abertura PI enviar imediatamente o Protocolo de Solicitação, e posteriormente a Resposta recebida de acordo com os prazos pré estabelecidos.
Para entrega via transportadora:
Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
Link da consulta e código para rastreamento, caso houver E;
Conhecimento de Transporte datado e assinado pelo recebedor, contendo Nota Fiscal vinculada e endereço onde a entrega foi realizada.
Para produto que foi entregue “em mãos” ou retirado na loja:
Documento assinado pelo comprador (recibo de retirada ou nota fiscal) que deverá conter as seguintes informações:
Dados do Vendedor;
Dados do Comprador;
Assinatura do Comprador;
Data de Recebimento;
Comprovante de entrega com número de RG e CPF.
Importante: não serão aceitos retirados por terceiros. Caso a loja dependa de um terceiro para comprovar a entrega, é necessário que anexe o protocolo do chamado com terceiro com o prazo para que possamos aguardar.
Documentos obrigatórios para serviços
- Comprovante (termo de aceite/contrato/recibo) assinado pelo cliente;
- Captura da tela de confirmação da compra e disponibilização dos serviços contratados.
Um ponto importante é que os documentos precisam ser enviados para a Vindi em até 7 dias úteis, a contar a data de notificação. Todos os documentos devem ser enviados de uma única vez para maior
assertividade e agilidade na análise.
