Para se proteger contra o temível chargeback, orientamos que arquive os comprovantes de entrega por 12 meses, pois a contestação pode ser realizada diretamente com a operadora de cartão de crédito até 540 dias após a data da compra.
A Vindi Pagamentos garante todo o suporte necessário para proteger o vendedor contra esse tipo de situação. Para saber mais sobre esse tipo de cancelamento, clique aqui.
Atenção: É de suma importância que atente-se às instruções a seguir, como forma de evitar contratempos e indeferimento na análise de sua documentação:
- Seu prazo é de até 7 dias úteis, a contar da data de notificação;
- Você deve encaminhar a documentação de uma única vez,
- Toda documentação incompleta, ilegível, fora de prazo, etc., ou seja, em quaisquer cenário que impossibilite a conclusão da análise, causará seu indeferimento, sem possibilidade de reversão/revisão futura;
- A única exceção será no caso de a loja comprovar que depende de terceiros para composição da documentação completa (ex.: abertura de PI).
- Na interação de chargeback só é permitida a inserção de 2 anexos por vez, logo, faça quantas interações que se fizerem necessárias até que toda documentação esteja incluída.
Além das informações abaixo, separamos um material completo que também pode te ajudar a entender melhor sobre a política e os documentos necessários em caso de chargeback.
Documentos obrigatórios para produtos:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Código de rastreio online E;
- Aviso de Recebimento (AR) OU Pedido de Informação (PI*). Em caso de abertura PI enviar imediatamente o Protocolo de Solicitação, e posteriormente a Resposta recebida de acordo com os prazos pré estabelecidos.
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Link da consulta e código para rastreamento, caso houver E;
- Conhecimento de Transporte datado e assinado pelo recebedor, contendo Nota Fiscal vinculada e endereço onde a entrega foi realizada.
Para entrega “em mãos” ou retirada na loja:
- Documento assinado pelo comprador (recibo de retirada ou nota fiscal) que deverá conter as seguintes informações:
- Dados do Vendedor
- Dados do Comprador
- Assinatura do Comprador
- Data de Recebimento
- Comprovante de entrega com número de RG e CPF.
Obs: não serão aceitos retirados por terceiros.
Se a loja depende de um terceiros para comprovar a entrega, é necessário que anexe
o protocolo do chamado com terceiro com o prazo para que possamos aguardar.
Documentos obrigatórios para serviços:
- Comprovante (termo de aceite/contrato/recibo) assinado pelo cliente
- Captura da tela de confirmação da compra e disponibilização dos serviços contratados
OBS: Todos os documentos devem ser enviados de uma única vez para maior
assertividade e agilidade na análise.
Se gostou, clique no "SIM" abaixo para classificar o artigo 👇