Como funciona o Chargeback Garantido?
O Chargeback Garantido é um serviço oferecido pela Vindi, no qual, em caso de chargeback, a Vindi assume o valor da perda, sem aplicar descontos ao lojista. A cobertura será apenas para casos provenientes de contestação por fraude, casos de desacordo comercial entre a loja e seu cliente não haverá a cobertura. Confira abaixo os detalhes sobre o funcionamento e as regras de elegibilidade.
O Que é Chargeback?
Chargeback é quando o comprador (usuário final) entra em contato diretamente com o banco e contesta a compra junto à operadora, resultando no estorno do valor para o comprador. Para mais informações, clique aqui.
Como Funciona o Chargeback Garantido?
Caso o lojista tenha esse serviço junto a Vindi, a Vindi se responsabiliza pela cobertura dos valores das transações de chargeback de acordo com as regras abaixo:
- Ao adquirir o serviço, o lojista possui carência de 10 dias
- Garantia limitada até 5% de acordo com o TPV (Considerando o mês anterior).
- Valor máximo de cobertura é de até R$5.000,00
- Não há garantia parcial, ou seja, a cobertura só é válida para transações que contemplam o saldo. disponível de 5% de acordo com o TPV.
Exemplo: Caso a loja tenha saldo de R$100,00 para cobertura e houver uma transação que ocorreu chargeback no valor de R$150,00, a transação não será coberta pois, o saldo não contempla o valor total da transação.
🔒 Nota importante: A Garantia de Chargeback oferece cobertura apenas para transações contestadas por fraude comprovada. Casos de desacordo comercial não estão inclusos no serviço.
Documentos necessários quando ocorrer chargeback
Para se proteger do chargeback é necessário enviar alguns comprovantes. Um ponto de atenção são nos prazos, pois a contestação pode acontecer diretamente com a operadora de cartão em até 540 após a data da compra.
Documentos obrigatórios para produtos:
Para entrega via Correios:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Código de rastreio online E;
- Aviso de Recebimento (AR) OU Pedido de Informação (PI*). Em caso de abertura PI enviar imediatamente o Protocolo de Solicitação, e posteriormente a Resposta recebida de acordo com os prazos pré estabelecidos.
Para entrega via transportadora:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Link da consulta e código para rastreamento, caso houver E;
- Conhecimento de Transporte datado e assinado pelo recebedor, contendo Nota Fiscal vinculada e endereço onde a entrega foi realizada.
Para produto que foi entregue “em mãos” ou retirado na loja:
Documento assinado pelo comprador (recibo de retirada ou nota fiscal) que deverá conter as seguintes informações:
- Dados do Vendedor
- Dados do Comprador
- Assinatura do Comprador
- Data de Recebimento
- Comprovante de entrega com número de RG e CPF.
Obs: não serão aceitos retirados por terceiros.
Documentos obrigatórios para serviços:
- Comprovante (termo de aceite/contrato/recibo) assinado pelo cliente
- Captura da tela de confirmação da compra e disponibilização dos serviços contratados
Um ponto importante é que os documentos precisam ser enviados para a Vindi em até 7 dias úteis, a contar a data de notificação. Para saber mais detalhes, acesse o artigo de documentos aqui.
