O motivo de encerramento do chargeback sempre estará especificado dentro da interação de Chargeback, para isso, clique no menu 'Chargeback' dentro de seu painel Vindi, consulte o pedido desejado e verifique o retorno do time responsável.
Agora, fique atento aos principais motivos pelos quais o chargeback pode ser encerrado a favor do comprador:
1. ⏳️ Ausência de retorno dentro dos 7 dias iniciais
O chargeback pode ser encerrado a favor do comprador quando a documentação não é encaminhada dentro do prazo pré-determinado. O envio das documentações deve ser feito de uma única vez e a interação deverá ser realizada no prazo máximo de 07 dias úteis após o chargeback através do portal Vindi.
2. 🗂️ Documentação incompleta
Um outro motivo de encerramento do chargeback a favor do comprador é o encaminhamento incompleto da documentação. Nestes casos, salientamos a importância de conferir todos os documentos anexados e encaminhá-los de uma única vez, para evitar qualquer tipo de reprova em uma próxima contestação. Clique aqui e saiba mais sobre os documentos solicitados.
3. 🏭️ Desalinhamento do modelo de negócio
O chargeback é encerrado por 'desalinhamento do modelo de negócio' quando o modelo de negócio da sua loja ou produtos/serviços prestados não se enquadram em nossa política de cobertura de chargeback. Nestes casos a loja assume o risco integral dessa transação, por isso, recomendamos acionar diretamente o usuário comprador para realizar a cobrança dos valores ou inativação da conta em sua plataforma.
4. 🚨️ Desacordo comercial
Um 'desacordo comercial' ocorre quando há divergências entre as partes envolvidas na transação, como uma entrega que não correspondeu às expectativas ou uma falha no serviço prestado. Nesses casos, a resolução do desacordo é responsabilidade direta entre o comprador e a loja, pois envolve um ajuste entre as expectativas e a experiência da venda.
Nosso papel, como intermediador de pagamentos, é processar as transações, mas não temos quaisquer ações de intervenção em casos de divergências comerciais. Caso o seu chargeback se enquadre neste cenário, recomendamos que entre em contato diretamente com o comprador para discutir o caso e encontrar uma solução satisfatória para ambas as partes.
5. 🚧️ Política de concessão de cobertura (Chargeback Garantido)
Caso você esteja contemplado na política de cobertura de 'chargeback garantido', é importante recordar que existem critérios que tornam o chargeback elegível ou não para este tipo de cobertura. Para mais detalhes de cada um dos critérios disponíveis, clique aqui!
6. 🌎️ Endereço de entrega divergente
É fundamental que você encaminhe o produto para o endereço de entrega já aprovado pela Vindi, para evitar qualquer tipo de contratempo junto ao comprador posteriormente, pois este também pode ser um dos motivos do encerramento do chargeback a favor do cliente.
Caso o comprador informe que inseriu o endereço incorreto no momento da compra,
é necessário que cancele o pedido antes de encaminhar o produto e oriente o cliente a refazer
a compra com os dados corretos.
📚 Saiba mais: O que é chargeback?