O Chargeback Garantido é um serviço oferecido pela Vindi, no qual, em caso de chargeback, a Vindi assume o valor da perda, sem aplicar descontos ao lojista. Confira abaixo os detalhes sobre o funcionamento e as regras deste serviço.
O Que é Chargeback?
Chargeback é quando o comprador (usuário final) entra em contato diretamente com o banco e contesta a compra junto à operadora, resultando no estorno do valor para o comprador. Para mais informações, clique aqui.
Como Funciona o Chargeback Garantido?
Caso o lojista tenha esse serviço junto a Vindi, a Vindi se responsabiliza pela cobertura dos valores das transações de chargeback de acordo com as regras abaixo:
- Garantia limitada até 5% de acordo com o TPV (Considerando o mês anterior).
- Valor máximo de cobertura é de até R$5.000,00
- Não há garantia parcial, ou seja, a cobertura só é válida para transações que contemplam o saldo. disponível de 5% de acordo com o TPV.
Regras de Elegibilidade
Para obter o serviço do chargeback garantido, é necessário adequar-se nas seguintes regras:
- TPV mínimo de R$1.001,00 por mês.
- Clientes novos têm carência de 1 mês fechado para obter a cobertura (a depender da data de entrada na Vindi).
Documentos necessários quando ocorrer chargeback
Para se proteger do chargeback é necessário enviar alguns comprovantes. Um ponto de atenção são nos prazos, pois a contestação pode acontecer diretamente com a operadora de cartão em até 540 após a data da compra.
Documentos obrigatórios para produtos:
Para entrega via Correios:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Código de rastreio online E;
- Aviso de Recebimento (AR) OU Pedido de Informação (PI*). Em caso de abertura PI enviar imediatamente o Protocolo de Solicitação, e posteriormente a Resposta recebida de acordo com os prazos pré estabelecidos.
Para entrega via transportadora:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Link da consulta e código para rastreamento, caso houver E;
- Conhecimento de Transporte datado e assinado pelo recebedor, contendo Nota Fiscal vinculada e endereço onde a entrega foi realizada.
Para produto que foi entregue “em mãos” ou retirado na loja:
Documento assinado pelo comprador (recibo de retirada ou nota fiscal) que deverá conter as seguintes informações:
- Dados do Vendedor
- Dados do Comprador
- Assinatura do Comprador
- Data de Recebimento
- Comprovante de entrega com número de RG e CPF.
Obs: não serão aceitos retirados por terceiros.
Documentos obrigatórios para serviços:
- Comprovante (termo de aceite/contrato/recibo) assinado pelo cliente
- Captura da tela de confirmação da compra e disponibilização dos serviços contratados
Um ponto importante é que os documentos precisam ser enviados para a Vindi em até 7 dias úteis, a contar a data de notificação. Para saber mais detalhes, acesse o artigo de documentos aqui.