O Chargeback Garantido é um serviço oferecido pela Vindi, no qual, em caso de chargeback, a Vindi assume o valor da perda, sem aplicar descontos ao lojista. A cobertura será apenas para casos provenientes de contestação por fraude, casos de desacordo comercial entre a loja e seu cliente não haverá a cobertura. Confira abaixo os detalhes sobre o funcionamento e as regras de elegibilidade.
O Que é Chargeback?
Chargeback é quando o comprador (usuário final) entra em contato diretamente com o banco e contesta a compra junto à operadora, resultando no estorno do valor para o comprador. Para mais informações, clique aqui.
Como Funciona o Chargeback Garantido?
Caso o lojista tenha esse serviço junto a Vindi, a Vindi se responsabiliza pela cobertura dos valores das transações de chargeback de acordo com as regras abaixo:
- Ao adquirir o serviço, o lojista possui carência de 10 dias
- Garantia limitada até 5% de acordo com o TPV (Considerando o mês anterior).
- Valor máximo de cobertura é de até R$5.000,00
- Não há garantia parcial, ou seja, a cobertura só é válida para transações que contemplam o saldo. disponível de 5% de acordo com o TPV.
Exemplo: Caso a loja tenha saldo de R$100,00 para cobertura e houver uma transação que ocorreu chargeback no valor de R$150,00, a transação não será coberta pois, o saldo não contempla o valor total da transação.
Documentos necessários quando ocorrer chargeback
Para se proteger do chargeback é necessário enviar alguns comprovantes. Um ponto de atenção são nos prazos, pois a contestação pode acontecer diretamente com a operadora de cartão em até 540 após a data da compra.
Documentos obrigatórios para produtos:
Para entrega via Correios:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Código de rastreio online E;
- Aviso de Recebimento (AR) OU Pedido de Informação (PI*). Em caso de abertura PI enviar imediatamente o Protocolo de Solicitação, e posteriormente a Resposta recebida de acordo com os prazos pré estabelecidos.
Para entrega via transportadora:
- Nota fiscal da mercadoria e/ou captura de tela da tiragem do pedido da loja virtual E;
- Link da consulta e código para rastreamento, caso houver E;
- Conhecimento de Transporte datado e assinado pelo recebedor, contendo Nota Fiscal vinculada e endereço onde a entrega foi realizada.
Para produto que foi entregue “em mãos” ou retirado na loja:
Documento assinado pelo comprador (recibo de retirada ou nota fiscal) que deverá conter as seguintes informações:
- Dados do Vendedor
- Dados do Comprador
- Assinatura do Comprador
- Data de Recebimento
- Comprovante de entrega com número de RG e CPF.
Obs: não serão aceitos retirados por terceiros.
Documentos obrigatórios para serviços:
- Comprovante (termo de aceite/contrato/recibo) assinado pelo cliente
- Captura da tela de confirmação da compra e disponibilização dos serviços contratados
Um ponto importante é que os documentos precisam ser enviados para a Vindi em até 7 dias úteis, a contar a data de notificação. Para saber mais detalhes, acesse o artigo de documentos aqui.