Ao efetuar o login no portal Vindi Pagamentos é possível visualizar o resumo das últimas transações realizadas. Cada transação terá um status, podendo ser classificado como:
- Aguardando Pagamento
- Cancelado
- Em Monitoramento
- Reprovado
- Aprovado
- Em Disputa
- Chargeback
Vamos esclarecer cada um deles separadamente:
- No casos de cartão de crédito, o status de "Aguardando Pagamento" significa que a operadora de cartão não autorizou o saldo/pagamento. Nos casos de boleto bancário/TEF, significa que não recebemos a notificação bancária confirmando o pagamento. E nos casos de PIX, significa que o pagamento não foi efetuado dentro da duração do QRCode.
Lembrando que o prazo de confirmação de boleto bancário é de até 48hrs úteis. E para transferências online, o prazo é em torno de 4hrs úteis.
- O cancelamento é realizado após vencido o prazo de pagamento e finalizado junto com processo de recuperação. Se não identificarmos o pagamento, o pedido será cancelado automaticamente. Também pode ser apresentado se o cancelamento foi realizado de forma manual pelo vendedor.
- O status "Em Monitoramento" é um momento importante e temporário de toda transação no cartão de crédito. Assim que recebemos a confirmação que existe limite disponível no cartão do comprador, fazemos uma reserva temporária do valor da compra. Então, nossas ferramentas de risco e time de analistas verificam todo segurança dessa operação financeira.
- De acordo com os dados e cartão de crédito utilizado, pode ocorrer a reprovação da transação. É possível refazer o pedido, mas é muito importante rever os dados utilizados ou oferecer uma nova forma de pagamento, como: Boleto ou TEF.
- A transação é aprovada quando o pedido é pago e atendeu aos critérios de segurança da nossa empresa. Com isso, siga com o processo de envio para o mesmo endereço que a transação foi aprovada. Não se esqueça de resguardar o comprovação de envio; então é só aguardar o recebimento dos valores.
- Em Disputa, esse é um status de atenção para a loja pois significa que o comprador precisa do seu auxílio. Nesses casos, acesse os detalhes do pedido e vá até interações. Esse bloqueio pode ser aberto pelo comprador até 30 dias após aprovação do pedido.
- O status de Chargeback ocorre quando há uma contestação de pagamento diretamente com a operadora de cartão de crédito. A intermediação desse bloqueio será feito pela nossa equipe, por isso fique atento!
Esse são todos os status informados da entrada a finalização de uma venda.
Quer saber mais sobre como os status funcionam na sua plataforma? Clique no link correspondente abaixo para acessar o artigo completo e esclarecer suas dúvidas: