Ao efetuar o login no portal Vindi Pagamentos é possível visualizar o resumo das últimas transações realizadas. Cada transação terá um status, podendo ser classificado como:
- Aguardando Pagamento
- Cancelado
- Em Monitoramento
- Reprovado
- Aprovado
- Em Disputa
- Chargeback
Vamos esclarecer cada um deles separadamente:
Aguardando Pagamento
Cartão de Crédito: Nos casos de cartão de crédito, o status de "Aguardando Pagamento" significa que a operadora de cartão não autorizou o pagamento. Sendo assim, a transação continua em aberto com esse status, onde o comprador pode refazer a tentativa de cobrança com outro cartão de crédito ou até mesmo com outro método de pagamento.
Boleto Bancário/TEF: Nos casos de boleto bancário/TEF, significa que não recebemos a notificação bancária confirmando o pagamento. Lembrando que é necessário aguardar um prazo de até 3 dias úteis para a compensação da transação.
PIX: E nos casos de PIX, significa que o pagamento não foi efetuado dentro da duração do QRCode.
Cancelado
O status cancelado apresenta quando uma fatura que estava em aberto teve o seu prazo de pagamento vencido, e consequentemente o pedido é cancelado de forma automática. Esse status também aparece para pedidos que foram cancelados manualmente pelo lojista.
Em Monitoramento
O status "Em Monitoramento" acontece quando uma transação está sendo analisada pelas nossas ferramentas de risco, garantindo ainda mais segurança nas transações do lojista. É importante ressaltar que aparece uma retenção temporária do valor da compra no extrato do cliente, caso a análise de risco não aprove o pagamento, a reserva do valor é retirado do extrato do cliente sem ter nenhuma cobrança.
Reprovada
O status reprovado acontece quando uma transação com cartão de crédito foi rejeitada pelo próprio banco emissor. Nestes caso é possível refazer o pedido mas, também é importante rever se os dados do cartão estão corretos ou até mesmo utilizar outro método de pagamento como Boleto, ou PIX.
Aprovado
O status aprovado não tem segredo. Significa que a transação em si foi autorizada pelo banco emissor e também atendeu todos os critérios de segurança para a conclusão do pagamento. Nesses casos, é importante guardar o comprovante de envio do produto para que não haja problema de recebimentos dos valores.
Em Disputa
Nos casos do status Em Disputa, significa que o comprador abriu uma disputa do pedido realizado em sua loja. Sendo assim é importante validar junto ao comprador o tipo de suporte que ele precisa. Nesses casos, acesse os detalhes do pedido e vá até interações. Esse bloqueio pode ser efetuado pelo comprador até 30 dias após aprovação do pedido.
Chargeback
O status de Chargeback ocorre quando o cliente final faz uma contestação do pagamento direto com o banco. Para mais detalhes, acesse os links abaixo:
Lembrando que, para casos de fraude comprovada, você também pode se proteger ao contratar o serviço de Garantia de Chargeback da Vindi, no link abaixo explicamos como funciona e quais são as regras de elegibilidade.
Quer saber mais sobre como os status funcionam na sua plataforma? Clique no link correspondente abaixo para acessar o artigo completo e esclarecer suas dúvidas: