Como cancelar ou Estornar um pedido?
O cancelamento só pode ser realizado através do painel da Vindi Pagamentos, podendo ser integral ou parcial. O vendedor tem a possibilidade de cancelar transações pagas por cartão de crédito e boleto bancário em até 180 dias.
Cancelamento de vendas PIX, podem ser realizadas em até 90 dias.
NOTA: O estorno é realizado de acordo com o meio de pagamento utilizado. Para maiores informações, clique aqui e acesse!
Clique em "Transações > Minhas Vendas";
Localize o pedido > [X] (ao lado de "Detalhes);
Informe o valor a ser devolvido ao cliente, podendo ser total ou parcial > [Confirmar Reembolso].
Antes de "Confirmar Reembolso", forneça os dados bancários do comprador referentes ao CPF ou CNPJ da compra para os pedidos/transações pagos via boleto.
Fluxo de Cancelamento
Quando ocorre a solicitação de cancelamento de uma transação na qual o recebível já foi creditado, o sistema cria uma cobrança com prazo de expiração de 5 dias corridos. Enquanto isso, o pedido de cancelamento mantém-se com o status pendente.
Após a solicitação de cancelamento, dois cenários podem ocorrer:
Se o prazo de 5 dias corridos expirar e o sistema não conseguir realizar o cancelamento devido à falta de saldo, será necessário fazer uma nova solicitação de cancelamento, resultando na atualização do status pendente para "expirado".
Quando a solicitação de cancelamento for feita e a cobrança for concluída com sucesso dentro do prazo de 5 dias corridos, procedemos com o cancelamento da transação dentro do sistema.
Os horários em que o sistema busca o cancelamento das transações com o status pendente, utilizando o saldo disponível para ser creditado, são os seguintes:
05h30;
07h50;
09h30;
11h40 (horário exclusivo para liquidação de transação PIX).
Além desses horários, para os lojistas que possuem Conta Digital regularizada e ativa, o sistema também realizará a busca para a finalização do cancelamento nos seguintes horários:
13h;
15h;
18h;
20h;
23h35.
Nesse caso, os valores não são debitados dos recebíveis futuros, mas sim dos valores que serão compensados antes de serem enviados para o banco realizar a compensação na conta bancária/conta digital.
Caso de uso de adição de saldo
Para lojistas CIP, ou nos casos em que não há saldo disponível para a finalização do cancelamento, a adição de saldo fica restrita ao pagamento de débitos quando não há previsão de recebíveis suficientes dentro do prazo estabelecido. Dessa forma, a plataforma viabiliza a realização de reembolsos em situações de sazonalidade nas quais a conta possa ficar períodos maiores sem novos recebimentos.
Nesse caso, é possível utilizar o recurso de adição de saldo:
Primeiro, realize a abertura da solicitação de estorno/reembolso;
Em seguida, realize a adição de saldo na plataforma;
Agora, o procedimento de cancelamento será executado conforme o fluxo alinhado acima.
Status do Cancelamento e seus significados
O status do cancelamento poderá ser visualizado clicando em "Detalhes" da transação:
Veja abaixo os 4 status possíveis da solicitação de estorno:

Devolução de Taxas em Estornos Totais e Parciais
Quando você realiza uma venda, seja por cartão de crédito, boleto bancário ou PIX, existe um custo transacional associado. Esse custo é decorrente da comunicação e processamento da transação entre os diferentes agentes envolvidos no pagamento (bancos, bandeiras de cartão, processadoras de pagamento, etc.).
Sabemos que o estorno parcial é uma funcionalidade indispensável para a gestão de suas vendas, no entanto, é importante destacar que os custos transacionais mencionados anteriormente não são anulados quando ocorre um estorno parcial, portanto, a taxa transacional é mantida nestes casos de estorno.
Considerando o Estorno Total, este custo operacional é mantido apenas em estorno de vendas feitas por Pix, já nos casos de estornos TOTAIS de Cartão e Boleto as taxas são integralmente devolvidas aos lojistas.

Essas medidas nos permitem cobrir os custos operacionais envolvidos e garantir a continuidade dos nossos serviços com a qualidade esperada.
