Como cancelar ou Estornar um pedido?

O cancelamento só pode ser realizado através do painel da Vindi Pagamentos, podendo ser integral ou parcial. O vendedor tem a possibilidade de cancelar transações pagas por cartão de crédito e boleto bancário em até 180 dias.
Cancelamento de vendas PIX, podem ser realizadas em até 90 dias.

NOTA: O estorno é realizado de acordo com o meio de pagamento utilizado. Para maiores informações, clique aqui e acesse!

  1. Acesse o painel Vindi Pagamentos;

  2. Clique em "Transações > Minhas Vendas";

  3. Localize o pedido > [X] (ao lado de "Detalhes);

  4. Informe o valor a ser devolvido ao cliente, podendo ser total ou parcial > [Confirmar Reembolso].

Antes de "Confirmar Reembolso", forneça os dados bancários do comprador referentes ao CPF ou CNPJ da compra para os pedidos/transações pagos via boleto.

Fluxo de Cancelamento

Quando ocorre a solicitação de cancelamento de uma transação na qual o recebível já foi creditado, o sistema cria uma cobrança com prazo de expiração de 5 dias corridos. Enquanto isso, o pedido de cancelamento mantém-se com o status pendente.

Após a solicitação de cancelamento, dois cenários podem ocorrer:

  1. Se o prazo de 5 dias corridos expirar e o sistema não conseguir realizar o cancelamento devido à falta de saldo, será necessário fazer uma nova solicitação de cancelamento, resultando na atualização do status pendente para "expirado".

  2. Quando a solicitação de cancelamento for feita e a cobrança for concluída com sucesso dentro do prazo de 5 dias corridos, procedemos com o cancelamento da transação dentro do sistema.

Os horários em que o sistema busca o cancelamento das transações com o status pendente, utilizando o saldo disponível para ser creditado, são os seguintes:

  • 05h30;

  • 07h50;

  • 09h30;

  • 11h40 (horário exclusivo para liquidação de transação PIX).

Além desses horários, para os lojistas que possuem Conta Digital regularizada e ativa, o sistema também realizará a busca para a finalização do cancelamento nos seguintes horários:

  • 13h;

  • 15h;

  • 18h;

  • 20h;

  • 23h35.

Nesse caso, os valores não são debitados dos recebíveis futuros, mas sim dos valores que serão compensados antes de serem enviados para o banco realizar a compensação na conta bancária/conta digital.

Caso de uso de adição de saldo

Para lojistas CIP, ou nos casos em que não há saldo disponível para a finalização do cancelamento, a adição de saldo fica restrita ao pagamento de débitos quando não há previsão de recebíveis suficientes dentro do prazo estabelecido. Dessa forma, a plataforma viabiliza a realização de reembolsos em situações de sazonalidade nas quais a conta possa ficar períodos maiores sem novos recebimentos.

Nesse caso, é possível utilizar o recurso de adição de saldo:

  • Primeiro, realize a abertura da solicitação de estorno/reembolso;

  • Em seguida, realize a adição de saldo na plataforma;

  • Agora, o procedimento de cancelamento será executado conforme o fluxo alinhado acima.

Status do Cancelamento e seus significados

O status do cancelamento poderá ser visualizado clicando em "Detalhes" da transação:


Veja abaixo os 4 status possíveis da solicitação de estorno:
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Devolução de Taxas em Estornos Totais e Parciais

Quando você realiza uma venda, seja por cartão de crédito, boleto bancário ou PIX, existe um custo transacional associado. Esse custo é decorrente da comunicação e processamento da transação entre os diferentes agentes envolvidos no pagamento (bancos, bandeiras de cartão, processadoras de pagamento, etc.). 

Sabemos que o estorno parcial é uma funcionalidade indispensável para a gestão de suas vendas, no entanto, é importante destacar que os custos transacionais mencionados anteriormente não são anulados quando ocorre um estorno parcial, portanto, a taxa transacional é mantida nestes casos de estorno.

Considerando o Estorno Total, este custo operacional é mantido apenas em estorno de vendas feitas por Pix, já nos casos de estornos TOTAIS de Cartão e Boleto as taxas são integralmente devolvidas aos lojistas.

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Essas medidas nos permitem cobrir os custos operacionais envolvidos e garantir a continuidade dos nossos serviços com a qualidade esperada.