Saiba como conciliar os seus recebíveis através da Vindi Pagamentos.
A conciliação dos recebíveis é bem importante para acompanhar tudo o que entra e sai do seu fluxo de caixa. Dentro da Vindi, temos alguns tipos de conciliações, veja abaixo:
Conciliação 1: Transações vs Recebíveis
Esse tipo de conciliação ajuda o seu financeiro a entender quando será repassado os valores das transações que ocorreram ou que ainda vão ocorrer, facilitando assim a previsão de fluxo de caixa de um determinado período.
- Faça o login no Portal Intermediador.
- Acesse o menu [Transações] > [Minhas Vendas]
- Selecione o período desejado para realizar a conciliação e deixe o status como "aprovada" e clique em filtrar
- Exporte o relatório, dependendo da quantidade de linhas o relatório será enviado por e-mail
- Verifique no relatório, o intervalo de crédito das transações (maior e menor data de crédito)
- Retorne ao Portal Intermediador e acesse [Meus Recebíveis] > [Recebíveis futuros] e filtre pelo mesmo período do relatório anterior (passo 3).
- Exporte o resultado obtido ou verifique seu e-mail, conforme mencionamos no passo 4.
E pronto! Com os dois relatórios você pode realizar a comparação dos recebíveis x transações pagas. Faça a comparação usando o ID da transação, conforme a imagem abaixo.
Caso esteja utilizando o Excel, o PROCV é uma função que pode facilitar a comparação. Para saber mais, acesse a base de conhecimento da Microsoft.
Conciliação 2: Pagamentos enviados vs Crédito em conta
Esse tipo de conciliação ajuda o seu financeiro a entender os montantes de pagamentos enviados em um determinado período.
- Faça o login no Portal Intermediador
- Acesse o menu [Meus Recebíveis] > [Relatório de recebíveis]
Nota: Você também pode acessar direto pelo MyAccount através do menu [Meus Recebíveis] > [Relatório de recebíveis].
- Na tela do relatório de recebíveis, faça os seguintes filtros:
a. Período desejado
b. Forma de pagamento desejado: Boleto/Transferência, Transferência entre Contas, Cartão e PIX.
- Você pode optar por fazer a leitura dos dados na tela do computador ou se preferir, também pode exportar os dados.
- Acesse o aplicativo do seu banco para visualizar o extrato bancário do período desejado. Caso você não saiba como acessar o seu extrato bancário, disponibilizamos abaixo os link da central dos principais bancos
I. Itaú
II. Nubank
III. Caixa
IV. Bradesco
V. Santander
VI. Banco do Brasil
Com essas informações, você pode validar todos os pagamentos que a Vindi fez para a sua conta bancária, assim você consegue ter o controle de qual data e o valor que foram creditados.
Temos algumas grades de pagamentos com tempos diferentes de compensação, dependendo do método de pagamento que seu cliente optou. No exemplo acima, estamos validando um pagamento de um lote PIX que foi realizado no dia 09/01 ás 6h, portanto, na sua conta bancária deve ser compensado a partir das 10h na mesma data. Confira abaixo a grade de pagamentos completa para todos os métodos de pagamentos.
Nota: Caso você utilize a conta digital e não tenha o saque automático, os lançamentos só aparecerão no extrato se você solicitar a transferência via Portal. Mas, quando o valor for compensado na sua Conta Digital Vindi, ele será somado ao saldo disponível.
Conciliação 3: Pagamentos Enviados
Esse tipo de conciliação ajuda a você compreender o que compõe cada pagamento realizado pela Vindi na sua conta bancária.
- Faça o login no Portal Intermediador
- Acesse o menu [Meus recebíveis] > [Relatório de Recebíveis]
- Na tela do Relatório de Recebíveis, faça os seguintes filtros:
a. Período desejado.
- Exporte o relatório. Lembre-se que, dependendo da quantidade de linhas o relatório será enviado no seu e-mail.
Obs: Para facilitar a conciliação, é indicado que seja validado um método de pagamento por vez.
4.1 PIX: Para chegar na composição deste método, você precisa exportar a listagem e se atentar aos horários de corte para envio de pagamentos. Com o PIX existem 2 horários de repasse de pagamentos.
10h: Esse horário refere-se a todos os recebíveis creditados entre 12h do dia anterior até as 05h59 do dia atual.
15h: Esse horário refere-se a todos os recebíveis creditados entre 06h até 11h59 do dia atual.
4.2 Boleto/TEF: Para chegar nessa composição, o envio do pagamento (Débito referente ao saque, que terá forma de pagamento transferência) será seguido pelos recebíveis creditados no dia atual.
4.3 Cartão de Crédito: Nessa composição, teremos uma sequência de envios de pagamentos (Débito referente á liquidação da UR), um para cada bandeira e, logo em seguida o crédito do recebível do dia atual.
Para consultar como realizar a conciliação bancária na experiência Conta Digital, clique aqui.