Ao realizar cancelamentos/estornos de transações feitas por cartão de crédito, Pix ou boleto, seja estorno total ou parcial, a Vindi disponibiliza um documento chamado Carta de Cancelamento ou seja, um comprovante de Estorno. Esse documento contém informações detalhadas sobre o cancelamento e o estorno recebido pelo comprador.
O lojista tem a opção de realizar o download da carta no portal Vindi, podendo desta forma, obter o comprovante para registro e também realizar o envio direto ao comprador, ou seja, seu próprio cliente.
Para realizar o download da carta de cancelamento, basta acessar o portal da Vindi, clicar em "Transações" e depois em "Minhas Vendas", conforme ilustrado na imagem abaixo:
Veja como funciona o acesso às cartas de cancelamento:
- Para solicitar o cancelamento/estorno de uma transação, basta seguir o processo conforme este artigo.
- Ao solicitar o estorno de uma transação efetuada via cartão de crédito, Pix ou Boleto bancário, a carta de cancelamento é gerada automaticamente pela Vindi. Além das transações estornadas, a carta de cancelamento também é gerada para transações que houveram disputa ou chargeback.
- Quando o status do cancelamento ou reembolso muda para Finalizado, a Vindi envia a carta automaticamente aos seus clientes sem que você precise enviar qualquer tipo de solicitação.
- Você pode exportar a carta de cancelamento através dor relatório Minhas Vendas. O download ficará disponível na linha da transação que foi cancelada, assim que o status do cancelamento ou reembolso mudar para Finalizado.
Obs: Se o botão de download da carta ainda não estiver ativo, significa que aquela transação não sofreu cancelamento com estornos ou a carta ainda não está disponível.
- A plataforma fará o download do arquivo diretamente para a sua máquina.
É possível solicitar até 100 downloads no período de 1h, caso exceda essa quantidade é necessário aguardar alguns minutos antes de solicitar novamente.
Visualização em dispositivo Mobile
Na versão mobile o download da carta de cancelamento se encontra dentro do detalhe da transação. Ou seja, para realizar o download do seu smartphone você deverá entrar no detalhe de uma transação cancelada e clicar na seta do card "Produtos", lá você verá as opções de ações que pode realizar. Basta clicar em carta de cancelamento e o download ocorrerá.
Contas Permissionadas
Para as contas permissionadas, ao realizar a autorização partindo da conta master para que elas possam cancelar a transação, a opção de download da carta de cancelamento será ativada automaticamente.
Para realizar este procedimento de permissão, siga o passo a passo abaixo:
1. Após o login no intermediador Vindi, clique em configurações > Permissões
2. Clique no botão Criar nova permissão e informe o e-mail e CPF da conta que deseja dar a acesso a esta funcionalidade.
E pronto! A conta permissionada e master irão receber um e-mail para concluir a aprovação desta configuração.