Você sabia que instituições financeiras que possuem contratos estabelecidos com um titular de uma conta do intermediador Vindi podem solicitar acesso à sua agenda financeira, através de opt-ins, por um período determinado? Esta é uma prática regulada pelo BACEN e ocorre para que essas empresas possam aplicar cobranças relacionadas a esses contratos vigentes. Ou seja, caso você possua algum contrato estabelecido com outras instituições financeiras, estas instituições podem solicitar acesso à sua agenda financeira da Vindi.
Em breve você terá acesso a uma nova funcionalidade no seu portal MyAccount, para acessá-la basta clicar no menu Meus Recebíveis > Disponibilização de agenda.
O objetivo desta nova funcionalidade é permitir que você tenha mais visibilidade e controle sobre as empresas que possuem permissões de acesso à sua agenda de recebíveis. Você poderá analisar a listagem de opt-ins que estão ativos na sua conta, e caso não reconheça uma instituição financeira beneficiária ou acredite que não exista nenhum contrato entre vocês que justifique este opt-in, pode contestá-lo.
Ao acessar a tela de Disponibilização de agendas você verá uma tabela com todos os opt-ins ativos e inativos associados a sua conta.
Informações que aparecem na tabela para cada opt-in:
- ID do Opt-in (código único de identificação)
- Beneficiário (CNPJ da instituição financeira que terá a permissão de ver sua agenda)
- Data de criação do opt-in (a partir de quando ele ficou ativo)
- Data de vigência do opt-in (o prazo, até quando ele deve ficar ativo)
- Status do opt-in
- Status da Contestação
- Botão de ação para contestar o opt-in
Você poderá analisar a listagem completa ou fazer uma busca por um opt-in em específico. Basta digitar no campo de busca o ID deste opt-in.
Você pode também filtrar informações relevantes como o beneficiário, as datas de criação e vigência ou os status, para achar o opt-in que deseja.
Opções de Status de um opt-in:
-
Opt-in Ativo
Quando um opt-in está ativo, a instituição beneficiária têm a permissão de acessar sua agenda financeira -
Opt-in Inativo
Quando o opt-in fica inativo, a instituição beneficiária perde esta permissão para acessar sua agenda financeira. Motivos pelos quais um opt-in pode estar inativo:- O prazo de vigência se encerrou
- Já ocorreu anteriormente uma contestação que foi aprovada
Opções de Status de contestação:
- Não contestado
-
Em contestação
Quando está ocorrendo uma análise para confirmar se a contestação é válida. -
Aprovada
Houve uma solicitação de contestação que foi aprovada e tornará o opt-in inativo -
Reprovada
Houve uma solicitação de contestação que foi reprovada, não alterando o status do opt-in, que permanecerá ativo até chegar a data de vigência. -
Indisponível
Quando o opt-in fica inativo antes de uma contestação ser solicitada ou concluída (por conta da data de vigência) ou ocorre ou ocorre algum erro no retorno
Contestando um Opt-in
Caso não reconheça um beneficiário que aparece na listagem e este opt-in ainda estiver ativo, solicite uma contestação. Para isso basta clicar no botão de ação contestar () que está presente no final de todas as linhas da tabela. Fique atento para clicar sobre a linha correta, aquela que está relacionada ao beneficiário que você não reconheceu.
Após clicar no botão de contestar, um modal de confirmação se abrirá, e para finalizar a solicitação, você precisa confirmar, clicando no botão azul onde está escrito contestar.
Obs: Não é possível contestar um opt-in que está inativo, em contestação ou que já teve uma contestação reprovada anteriormente.
É necessário que ocorra um processo de análise para as contestações, onde será avaliado se de fato existe ou não algum contrato estabelecido entre o titular da conta e a instituição beneficiária.Caso essa permissão de disponibilização da sua agenda seja realmente indevida a contestação será aprovada, o opt-in ficará inativo e a instituição financeira em questão perderá o acesso à sua agenda.
Atenção: Você só poderá tentar contestar um opt-in apenas uma vez, caso seja analisado e a contestação seja reprovada, não é possível fazer uma nova tentativa de contestação.
Em caso de dúvidas entre em contato com o nosso time de atendimento.