O que é?
Chargeback é quando o comprador entra em contato direto com a operadora de cartão de crédito e solicita o cancelamento da compra, o que faz com que o valor da compra seja estornado para ele. Essa contestação poderá ser feita até 540 dias após a compra.
Quais os principais motivos?
- Não reconhecimento de lançamento em fatura
- Não autorizou o pagamento
- Compra foi cobrada mais de uma vez
- Não recebeu o produto
- Recebeu produto danificado ou com defeito
- Fraude
- Autofraude
Ocorreu um chargeback, e agora?
A depender das condições do seu contrato, basta estar com os documentos que comprovam a entrega do produto/serviço no endereço em que a Vindi Pagamentos aprovou a transação e enviar através do portal Vindi na aba de Chargeback. Além disso, é importante que o chargeback não seja proveniente de desacordo comercial. Dessa forma o caso será analisado para que você tenha o saldo liberado.
Interação
O envio das documentações deve ser feito de uma única vez e a interação deverá ser realizada no prazo máximo de 07 dias úteis após o chargeback através do portal Vindi, para visualizar e responder é só clicar em [Chargeback], escolha a transação e clique em [Detalhes], conforme imagem abaixo:
Detalhes
- Mensagens: Área onde fica descrita toda interação.
- Enviar interação: Área destinada para envio de dúvidas e esclarecimentos entre você e a nossa equipe
- Adicionar arquivo: Onde você anexa os documentos solicitados pela Vindi
- Enviar para: Escolha o destinatário desejado para enviar sua mensagem
- Clique no botão [Enviar Interação]
Após o envio da documentação completa o prazo para finalização do processo de Chargeback é de até 20 dias.
Também é possível visualizar e filtrar o status da contestação e exportar esses dados no formato CSV.