[Disputa] Tudo o que você precisa saber!
O que é?
A disputa é o bloqueio de pagamento (possibilitando que o comprador nos acione, evitando um possível chargeback) que pode ser realizado pelo comprador em até 30 dias a partir da data de aprovação do pedido. O objetivo da disputa é obter um acordo entre vendedor e comprador, não significando o cancelamento da transação, mas sim uma suspensão temporária do pagamento ao vendedor.
Este procedimento é válido para transações efetivadas em cartão e boleto.
Por ser uma transação instantânea, para o pix não é ofertada a possibilidade de abertura de disputa, nestes casos recomendamos o contato direto entre o comprador e o lojista.
Como funciona?
Após a abertura da disputa por parte do comprador, a Vindi Pagamentos avisa o vendedor para que ele se manifeste e interaja com o cliente dentro do prazo de 07 dias úteis. Caso isso não ocorra, faremos o estorno do pagamento da transação ao comprador.
Como interagir com a disputa?
- Acesse seu painel da Vindi Pagamentos;
- "Disputa" > "Detalhes".
Nos detalhes da disputa é possível identificar os campos por onde ocorre toda a interação, sendo eles:
- Mensagens: campo onde fica descrita toda interação;
- Enviar interação: campo destinada para envio de dúvidas e esclarecimentos entre você e a nossa equipe;
- Adicionar arquivo: local para anexar os documentos solicitados pela Vindi Pagamentos;
- Enviar para: escolha o destinatário desejado para enviar sua mensagem;
- Clique no botão "Enviar Interação".
Ao enviar a interação é só aguardar a resposta da Vindi Pagamentos até que a disputa seja encerrada!
Também é possível visualizar a data de finalização da disputas, filtrar e exportar esses dados no formato CSV.
Como iniciar uma disputa?
Para iniciar uma disputa siga os procedimentos abaixo:
- Faça o login no portal da Vindi Pagamentos;
- Clique na aba "Disputa";
- Clique na aba "Abrir Disputas";
- Selecione o pedido e inicie a disputa.
Inserção de informações de conta
Vale lembrar que caso a disputa seja feita em um pagamento em boleto ou TEF, o comprador deverá inserir os seus dados bancários para que o estorno seja concretizado de forma correta.
Os dados bancários deverão ser da mesma titularidade do cadastro Vindi.
Cadastro Pessoa Jurídica (PJ): A conta bancária deve ser cadastrada no mesmo Nome da Razão Social e CNPJ do titular da conta na Vindi Pagamentos.
Cadastro Pessoa Física (PF): A conta bancária deve ser cadastrada no mesmo nome e CPF do titular da conta na Vindi Pagamentos.
Importante: Após decorrer os 7 dias úteis, a tomada de decisão da disputa será dada pela Vindi e poderá ocorrer no próximo dia útil. Caso o vendedor não se manifeste ou não realize a interação dentro do prazo estipulado, faremos o estorno do pagamento da transação ao comprador de acordo com a forma de pagamento realizada.
Status da disputa
- Em disputa: é quando o comprador inicia a disputa e não solicita a mediação da Vindi Pagamentos;
- Em mediação: é quando o comprador inicia a disputa e em algum momento solicita a mediação da Vindi Pagamentos na contestação;
- Cancelado: ocorre quando a disputa é encerrada a favor do comprador. Então o valor é estornado para o comprador de acordo com a forma de pagamento utilizada;
- Aprovado: ocorre quando a disputa é encerrada a favor do vendedor. Então o valor que estava bloqueado é liberado para a conta Vindi Pagamentos do vendedor.
Após o encerramento da disputa, como será realizado o processo de estorno?
Quando o comprador inicia uma disputa os valores da compra são bloqueados temporariamente até que o problema em questão seja resolvido. Se a disputa for encerrada a favor do comprador, o estorno será realizado de acordo com o meio de pagamento utilizado, podendo ser:
- Boleto e Transferência: O valor será estornado na conta bancária informada no ato da abertura da disputa, desde que para cadastros de Pessoa Jurídica a conta bancária deve estar cadastrada no mesmo nome da razão social e CNPJ do titular da conta na Vindi Pagamentos. Para cadastros de Pessoa Física a conta bancária deve ser cadastrada no mesmo nome e CPF do titular da conta na Vindi Pagamentos;
- Cartão de crédito: O crédito será realizado em próximas faturas, podendo ser registrado em até 15 dias pelo banco emissor.
Como cancelar uma venda que tenha ocorrido disputa?
Caso a loja concorde com a contestação e deseja seguir com o estorno da transação, é possível realizar o cancelamento da disputa através do Portal Vindi Pagamentos, para isso, siga o passo a passo abaixo.
- Acesse o painel da Vindi Pagamentos
- "Disputa" > "Detalhes";
- Selecione a opção "Devolver pagamento".
Curtiu? Então clique em "sim" para classificar esse artigo 👇
