Em geral, o pedido pode aparecer como cancelado por três razões:
1. Após alguns dias sem identificação de pagamento, o sistema vira a transação automaticamente para cancelada. Ocorre, por exemplo, quando um pedido de boleto/pix não foi pago pelo comprador ou, em caso de cartão de crédito, quando a operadora do cartão não autorizou o pagamento.
2. Caso o pedido já tenha sido aprovado, o cancelamento pode significar que ocorreu um estorno solicitado pelo lojista ou um de seus usuários permissionados.
3. O cancelamento pode constar devido a alguma ocorrência de chargeback ou disputa na transação.
Para consultar o motivo do cancelamento é importante clicar em "Detalhes" ao lado do Pedido:
Pedido consta como "cancelado pelo vendedor"
Caso você visualize a informação acima, veja abaixo o que essa informação pode significar:
1. Se o pedido possui um comprovante de estorno disponível, isso significa que este pedido passou pelo processo de estorno e, por isso, se encontra como "cancelado pelo vendedor";
2. Se não há nenhum comprovante de estorno disponível, esta informação significa que o pagamento foi rejeitado pela operadora do cartão ou cancelado por falta de pagamento, no caso de pedidos pagos por Boleto ou Pix;
3. Uma última possibilidade é que a transação tenha sido alvo de chargeback ou disputa por parte do comprador. Para se certificar dessa informação, orientamos que acesse o menu 'Chargeback' e o menu 'Disputa' em seu painel e busque pelo pedido em questão, caso ele não tenha sido alvo de chargeback ou disputa, não aparecerá nas listagens. 😉️
Em caso de cancelamento por Estorno, quanto tempo até o valor ser enviado para o cliente?
Em cada caso de estorno da transação, o reembolso será realizado de acordo com o meio de pagamento utilizado:
Boleto | Cartão de Crédito | Pix |
Caso os dados bancários estejam corretamente vinculados à titularidade do comprador, o valor será creditado na conta bancária em até 1 dia útil. | O estorno será realizado pela operadora do cartão nas próximas faturas, podendo ser registrado em até 45 dias pelo banco emissor. | O estorno do PIX será feito diretamente na conta bancária utilizada pelo comprador no momento do pagamento. O valor será creditado na conta bancária em até 1 dia útil. |
Para saber como efetuar o cancelamento de uma transação dentro da plataforma da Vindi Pagamentos, acesse aqui. E para maiores informações sobre o estorno veja:
Gostou? Então selecione "sim" abaixo para classificar esse artigo 👇