Soft Descriptor - Nome do estabelecimento na fatura do cartão do cliente
O que é soft descriptor
O soft descriptor é a ferramenta que permite ao lojista personalizar a nomenclatura que aparece na fatura do cliente referente à compra feita em seu estabelecimento.
Por que ele é importante
A configuração correta do soft descriptor ajuda a evitar a ocorrência da “fraude amiga”, que pode ocorrer quando o nome da compra na fatura causa estranhamento no comprador, que acaba contestando a compra por não reconhecer a compra.
Desta forma, podemos ver que a configuração correta do soft descriptor é uma ação simples mas ao mesmo tempo muito importante, pois tem o potencial de evitar a ocorrência de chargebacks - e consequentemente prejuízos - que podem ocorrer de forma desnecessária.
Boas práticas de configuração
Ao configurar o soft descriptor, o lojista pode inserir uma ou algumas das seguintes opções de informações:
Nome do vendedor
Nome fantasia;
Razão Social;
Tipo de comércio.
Descrição da compra
Nome do produto ou serviço;
Tipo de compra (se foi uma assinatura contratada por exemplo).
Além destas questões básicas, há algumas boas práticas complementares recomendadas pelas bandeiras e processadoras de pagamentos, como:
Evitar nomes de localidades;
Números (como 1, 2, 3…). Caso o nome do estabelecimento tenha numerais no nome, é recomendado escrever por extenso (Um, Dois, Três);
O ideal é inserir a informação que esteja mais clara e acessível ao cliente, por exemplo, se a razão social for muito diferente do nome fantasia, o ideal é usar este último em detrimento do primeiro, pois a chance do cliente não reconhecer a compra será menor.
Como funciona e como configurar o soft descriptor
Para conferir o passo a passo de configuração, acesse: Como personalizar o nome de sua loja na fatura do cartão do cliente.
